terça-feira, 13 de agosto de 2024

 PRODUÇÃO SABÃO ECOLÓGICO COMUNITÁRIO

Profº Édio Mazera

    O descarte inadequado de resíduos de óleo de cozinha usado pode causar danos ambientais no local onde é depositado, bem como no entorno, fato que desrespeita um dos direitos do ser humano: o acesso a um ambiente ecologicamente equilibrado. Nesse contexto, o PRODUÇÃO SABÃO ECOLÓGICO COMUNITÁRIO foi criado pela ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCO MAZZOLA - Nova Trento (SC), em função da necessidade de sensibilizar a população sobre os danos inerentes ao descarte incorreto desse óleo. Por meio de oficinas teórico-práticas, que ensinam a produção de sabão artesanal a partir do óleo usado, o projeto apresenta um destino sustentável para este, gerando um produto capaz de auxiliar no orçamento doméstico ou mesmo gerar renda para a comunidade, tentando alcançar avaliação positiva pelos participantes. Dessa forma, o projeto pretende impactar diversas esferas, pois promove benefícios ambientais, sociais e financeiros aos envolvidos por meio da educação ambiental, utilizada como ferramenta de transformação da sociedade.

OBJETIVOS

Desenvolvimento socioambiental sustentável da comunidade da escola: “por meio da informação e conscientização, trazendo uma alternativa sustentável para o descarte do óleo saturado, protegendo assim, o meio ambiente,”.

Por meio de oficinas, propor aplicação de reciclagem do óleo de cozinha para produção de sabão artesanal líquido e sólido.

Todo o sabão produzido na escola retorna para comunidade como forma de incentivo por preço acessível e os valores arrecadados serão investidos na manutenção dos laboratórios e será administrado pela APP da escola

DESENVOLVIMENTO

    As oficinas serão realizadas no espaço escolar, com mediação dos professores dos laboratórios Maker e Ciências e Tecnologia e demais professores envolvidos.
    As matérias primas do sabão produzido serão óleo de cozinha usado coletado pelas famílias dos estudantes em parceria com seus vizinhos, isto é, alunos fazem pontos de coletas em suas residências. Desse modo, mobilizaram suas respectivas vizinhanças para o descarte consciente e sustentável do óleo de cozinha usado.
    A outra matéria prima necessária é a Soda Cáustica que será adquirida no comércio local. Cada mil gramas de óleo utiliza cerca de 130 gramas de soda 99%

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O experimento será conduzido de acordo com o protocolo do link.


REFERÊNCIAS:


1. Apresentação do Projeto

2. Projeto

3. Canal YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário